Cotado para ser o novo Ministro da Saúde, Osmar Terra critica isolamento social na Bahia






Cotado para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Luiz Henrique Mandetta (DEM), o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) declarou nesta quinta-feira (16) que a Bahia não tem motivos para implantar medidas de isolamento social contra a Covid-19. O estado tem 884 casos da doença em 83 municípios e 27 mortes.



Para Terra, a Bahia não precisa de isolamento, pois não está no epicentro da doença. "Quem fala em quarentena, não consegue explicar quanto tempo vai durar essa medida. O governo da Bahia manda ficar em casa. Mas por quanto tempo a economia vai ficar parada? Se diminuir o número de casos com o isolamento, eu estarei totalmente de acordo”, declarou Osmar Terra em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias desta quinta. Só nas últimas 24 horas, mais de 100 pessoas contraíram o vírus que se propaga pelo contato com gotículas de pessoa contaminada.



Em entrevista aos jornalistas Jefferson Beltrão e Fernando Duarte, o deputado contrariou declarações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria estadual da Bahia (Sesab), afirmando que a epidemia da Covid-19 deve chegar ao fim em maio deste ano. Terra utilizou como base para essa informação o ciclo da gripe asiática em 1958 e a gripe de Hong Kong, entre 1968 e 1969. “Todas essas epidemias têm um ciclo e um padrão de quando começam e quando terminam”, completou. As gestões da Bahia e a OMS estimam que o pico da doença deve ser atingido em maio, como mostra a curva crescente de crescimento de casos na Bahia e no Brasil (veja aqui).



Ainda de acordo com Osmar Terra, os picos do coronavírus no Brasil são apenas o Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza: “Em Fortaleza só temos muitos casos, pois tínhamos três vôos internacionais para Milão [Itália] por dia”. O secretário estadual de saúde do Ceará informou que o sistema de saúde do estado está colapsado e 250 pessoas podem morrer por dia pela Covid-19 na capital (saiba mais aqui). O ministro também defendeu que países como Japão e Coreia do Sul não implementaram o isolamento. As informações são falsas. A Coreia, inclusive, é exemplo no combate a doença com restreamento de pessoas infectadas, isolamento social e quarentena total de visitantes ao país asiático





Por - Bahia Noticias ( Lucas Arraz)

OinformanteBa